A depilação a laser é um tratamento específico para eliminar os pelos indesejados de forma permanente, prevenindo a formação de pelos encravados.

Temos em nossa clínica o melhor laser de depilação do mundo…o Vectus, que acaba de chegar no Brasil. Comparando com todos os aparelhos existentes no mercado, o Vectus é o mais seguro para peles negras e bronzeadas, o que dói menos e o que precisa de menos sessões. O Vectus é uma versão muito melhorada do light sheer, pois tem uma ponteira super resfriada, que distribui a energia de uma forma que o paciente não sente dor. Além disso é o único que consegue medir a melanina da pele, indicando a melhor energia a ser usada, com isto evitando queimaduras, sendo mais seguro em peles bronzeadas e negras. O Vectus otimiza a energia utilizada fazendo com que os pêlos sejam eliminados com menos sessões.

Quais os tipos de laser de depilação?

Os tipos de laser mais utilizados para fazer a depilação a laser são o laser de diodo (light sheer, soprano), o laser de Alexandrite e o laser Nd:YAG (1064nm).

Quais as novidades em laser de depilação?

O laser vectus, um laser de diodo que está chegando no Brasil é a grande novidade na depilação a laser. O vectus vem com o Skintel, um leitor de melanina que mede a quantidade de pigmento na pele antes de iniciar a sessão. O Skintel envia  para o Vectus via bluetooth,informações como qual a fluência mais indicada pra aquele tipo de pele, evitando o risco de queimaduras principalmente em pacientes com pele morena ou negra. Além disto ele armazena os dados para a próxima sessão.O vectus é mais potente que os lasers de depilação que já existem no mercado e por ter uma ponteira maior, cada sessão é feita em menos tempo.
Sem dúvida é a melhor opção de laser de depilação na atualidade.

Como o laser de depilação age?

O laser faz a emissão de um feixe de luz que é absorvido pelo pigmento do folículo piloso. Esta energia ao ser absorvida promove um aquecimento rápido que danifica  o folículo piloso, comprometendo a capacidade de crescimento do pelo. Como é o pigmento que ajuda a absorver a energia, quanto mais escuro o pelo melhor o resultado. E quanto mais clara a pele mais seguro é o procedimento, já que a pele clara com pouca melanina vai absorver menos energia e diminui o risco de queimadura.

Quem pode fazer a depilação a laser?

A depilação a laser pode ser feita em qualquer pessoa a partir dos 12 anos de idade que queira diminuir os pelos e é uma excelente opção para o tratamento de pelos encravados (pseudofoliculite). Mesmo pessoas com a pele mais escura podem fazer, mas geralmente elas necessitam de um maior número de sessões. Pelos muito claros, brancos, loiros ou ruivos não respondem bem ao tratamento, pois não absorvem bem a energia por terem pouca melanina, não aquecendo o suficiente para danificar a região onde o pelo é formado.

Como é feita a aplicação do laser de depilação?

Antes de cada sessão de depilação a laser os pelos são raspados. Como o paciente pode sentir desconforto durante a aplicação, podemos aplicar um creme anestésico e ar frio ou gelo para amenizar. Após passarmos o gel,o laser de depilação é aplicado na região onde queremos eliminar os pelos.

Quantas sessões de depilação a laser são necessárias e qual o intervalo entre elas?

Em média são necessárias 6 sessões, mas este número pode variar dependendo do tipo de pele, cor e espessura dos pêlos, fase de crescimento dos pelos, entre outros.
O intervalo entre as sessões deve ser de 30 a 45 dias.

Como são os resultados da depilação a laser?

A cada sessão observamos novas áreas de falha de crescimento dos pelos. A princípio os pelos que pararam de crescer não voltam mais, alguns podem voltar se houver alteração hormonal por algum motivo e estes hormônios estimularem as stem cells a produzirem novos pelos.

Quais as áreas que respondem menos ao tratamento?

Áreas com pelos muito finos e claros que não absorvem bem a energia do laser de depilação, como os pelos do buço por exemplo, acabam tendo um resultado fraco. Também áreas em que a pele é muito grossa, dificultando a passagem da energia do laser até a raiz do pelo como por exemplo nas costas, o resultado pode ser fraco.

Quais os cuidados que devemos ter antes das sessões de depilação a laser?

Devemos evitar pegar sol, pra que a pele bronzeada com mais melanina não absorva a energia e leve à queimadura da pele. Não devemos  retirar os pelos com pinça ou cera ou linha durante um mês antes da sessão, para não retirarmos a raiz do pelo. Podemos usar lâmina de barbear ou cremes depilatórios antes das sessões de depilação a laser.

Quais os cuidados que devemos ter após as sessões de depilação a laser?

Devemos usar protetor solar com FPS mínimo de 30 para evitar que a pele fique bronzeada. Podemos ainda usar loções calmantes e hidratantes logo após a sessão de depilação a laser para a recuperação da pele.

Quais as contra indicações da depilação a laser?

Gravidez, infecções na área onde o laser será aplicado e peles muito bronzeadas.

Quais as possíveis complicações?

Podem ocorrer queimaduras se o laser for aplicado de forma errada. Podem aparecer coceira, irritação, vermelhidão, dor,manchas escuras e claras e até mesmo crescimento dos pelos. Por isso é tão importante que o laser de depilação seja feito por profissionais que saibam fazer e que saibam como cuidar das complicações caso apareçam.

Quem são os melhores profissionais para aplicar o laser de depilação?

O profissional deve ser um médico, com especialização em dermatologia e de preferência que faça parte da sociedade brasileira de dermatologia, assim temos certeza de que estamos com o profissional mais preparado pra fazer o procedimento.