Saiba como escolher o profissional na hora de fazer procedimentos estéticos

Um dos maiores dilemas na hora de escolher um profissional para fazer procedimentos de beleza e tratamentos de pele, invasivos ou não como toxina botulinica, preenchimento, depilação a laser, cirurgias dermatológicas, etc é como saber se aquele profissional é qualificado.

Ter um bom profissional é fundamental já que qualquer procedimento pode ter complicações e se mal feitos podem piorar a aparência ao invés de melhorar.

O profissional é um médico ativo?

O primeiro passo é saber se o profissional é um médico. Por mais incrível que possa parecer, profissionais de outras áreas como esteticistas, fisioterapeutas, biomédicos, entre outros que não deveriam fazer procedimentos invasivos, estão fazendo cada vez mais mesmo que sem autorização. E por não terem experiência acabam tendo complicações, que não sabem como resolver.

Para verificar se seu médico é realmente um médico é ir no no site do cremerj e no quadro encontre um médico coloque o nome ou CRM do médico que você quer verificar. O site mostrará se esse médico é cadastrado e se está ativo.

O profissional é um médico especializado em procedimentos estéticos?

O segundo passo é saber se seu médico é especializado para fazer os procedimentos estéticos.

Dermatologia e cirurgia plástica são as especialidades que estudam e têm formação na área de medicina estética. Médicos que só fazem medicina estética, sem a formação em dermatologia ou em cirurgia plástica aprendem apenas alguns procedimentos, em um curso mais curto, não tendo conhecimento de doenças e informações que podem ter influência nos tratamentos.

Para checar a formação e confirmar a especialidade do médico verifique se ele faz parte de alguma Sociedade importante, no caso dos dermatologistas por exemplo, verifique se faz parte da SBD-Sociedade Brasileira de Dermatologia, pois esta é a maior e mais confiável sociedade da area de dermatologia no Brasil.

Os dermatologistas que fazem parte da SBD passaram por uma avaliação para provar que realmente sabem o que estão fazendo.

Você pode verificar se seu dermatologista faz parte da SBD através do site: http://www.sbd.org.br é só colocar o nome do dermatologista no quadro encontre um associado e se ele fizer parte da sociedade o nome dele com os dados aparecerão. Inclusive os dermatologistas apresentam um RQE – Registro de Qualificação Especialista, este numero é como um registro de especialista, concedido apenas ao médico que possuir seu Título devidamente registrado.

E é claro que ter uma indicação de alguém que conhece o profissional, que já fez procedimentos com esse profissional também é super importante!!!

Nunca, em hipótese alguma faça um procedimento com qualquer profissional, mesmo sendo mais barato, pois esse barato pode sair muito caro. Nada é mais importante que ter bons resultados em qualquer procedimento.